domingo, 24 de junho de 2007

Oficina de Biomapa

Sobre o Mapa e a Oficina

Quando colocamos a relevância de um diagnóstico (o que) participativo no método utilizado (como fazer) de maneira que o processo construtivo resulte na produção de conhecimento crítico-coletivo e comprometido, estamos empreendendo ações com elevado potencial transformador de uma dada realidade.


A proposta de Mapeamento Biorregional, pelo pouco que pude apreender na oficina, e conforme o exercício realizado em meu grupo, pareceu-me um instrumento fundamental na construção de diagnósticos relevantes para qualquer intervenção no Açucará. A seguir detalho, brevemente, alguns aspectos, percebidos ao longo da tarefa realizada na sexta-feira, 15 de junho, para justificar a afirmação.

Jose Raimundo de Souza (participante da oficina de biomapa)

Clique aqui pra ver mais fotos!



quarta-feira, 13 de junho de 2007

Curso de Biomapas será realizado nessa Sexta-Feira, 15 de Junho de 2007

O curso ensinará práticas de mapeamento biorregional e mapeamento comunitário e será conduzido por técnico canadense Sarah Bryce. Os representantes das Prefeituras de Jacareí, Osasco, Santo André e da comunidade do Açucará estão convidados a participar desta primeira atividade do projeto!!

Local: Núcleo de Educação Ambiental do Parque Jardim das Flores
Rua Georgina, 64, Jardim das Flores
Horário: das 9h00 às 17h00
Contato e informações: 3652-9311 ou 3652-9278

Clique aqui para visualizar o convite

Prefeitura de Osasco promove curso aos moradores do Açucará

A Secretaria de Meio Ambiente de Osasco está convidando a população, sobretudo os moradores do Açucará, a conhecer o projeto "Empreendedorismo e Cidadania: Disseminação das lições aprendidas em Santo André nos Municípios de Osasco e Jacareí", bem como a participar da primeira atividade do projeto desenvolvida em Osasco, que acontece no próximo dia 15. Trata-se do curso de biomapas, que pode ser freqüentado por moradores do morro. O local foi escolhido por estar inserido em Área de Preservação Permanente e possui diversas nascentes, abrigando um remanescente da Mata Atlântica.


O objetivo é disseminar as lições aprendidas em um projeto semelhante, da cidade de Santo André, na comunidade do Açucará. A partir de ações em prol da recuperação ambiental da área, por meio de oficinas de geração de renda; cursos de educação ambiental e hortas comunitárias, o programa, com a cooperação do Canadá, será desenvolvido ao longo de dois anos (2007/2008) e prevê reuniões com a comunidade permitindo o diagnóstico sócio-ambiental do local e a realização de oficinas de geração de renda (metarreciclagem; pet; sabão; papel artesanal; hortas comunitárias); workshops com a comunidade; cursos de agentes Ambientais, etc.


Uma das primeiras ações é a oferta do curso de biomapas, que trata do levantamento e cruzamento de dados sócio-ambientais, que será realizado no dia 15 de junho por técnico canadense, voltado para representantes das Prefeituras de Jacareí, Osasco, Santo André e da comunidade do Açucará. O curso acontece no auditório do Núcleo de Educação Ambiental do Parque Jd. das Flores, situado na Rua Georgina, 64, no período das 9 às 17 horas. Não há pré-requisitos para participar da palestra. Para mais informações, os interessados podem ligar para a secretaria de Meio Ambiente nos telefones 3652-9311 com Andréa Piccini, e 3652-9512 com Corina Ribeiro.