No dia 13 de julho de 2007 foi realizado uma visita de campo ao Bairro do Açucará junto ao Secretário do Meio Ambiente da cidade de Osasco - Carlos Marx. Na equipe de campo estavam presentes o geógrafo responsável pelo Diagnóstico Sócio-Ambiental Participativo - Francisco de Assis HONDA e o Prof. Wilson Pereira da Secretaria de Meio Ambiente além dos moradores e lideranças locais como Seu Adão e Seu Geraldo.
A visista se dividiu em duas partes:
A primeira parte contemplou a área de uso e ocupação já estabelecidos pela comunidade do Açucará, onde o secretário pode tomar ciência da real situação em que se encontram as áreas ocupadas bem como as estruturas e serviços públicos ali oferecidos para abastecimento de todas as famílias.
A visita In Loco registrou o contínuo e dinâmico avanço de uso e ocupação por parte da comunidade em direção as últimas áreas de produção hídrica ainda restantes no município. Consideradas como áreas de preservação permanente APP, essas áreas são protegidas por LEIS cabendo ao poder público a garantia de conservação e preservação dessas áreas.
As Área de Proteção Permanentes - APPs estão sofrendo um constante processo de uso e ocupação; dinâmica esta que acaba ocasionando sérios riscos de deslizamentos de terra como já resgitrados no local tanto pela retirada da cobertura vegetal nativa - desmatamento - como pela construção irregular em áreas com acentuadas declividades.
Foram registrados e mostrados ao Secretário de Meio Ambiente todas as condições locais de estruturas e serviços públicos do Bairro do Açucará, visita fundamental que mostrou a realidade ali enfrentada pela comunidade do Bairro do Açucará e suas condições de sobrevivência.
A segunda parte da visita contemplou a área ainda desocupada do Açucará; área esta de fundamental importância para a conservação da biodiversidade urbana da cidade de Osasco. A visita foi estratégica para mostrar ao Secretário a situação real em que se encontram as principais áreas de cobertura vegetal ainda existentes no município de Osasco e seus referidos atributos naturais. Parte da área foi percorrida dando uma infinidade de idéias voltadas a elaboração de projetos ambientais de conservação e proteção das últimas áreas renanescentes de Mata Atlântica de Osasco.
A cachoeira - área assim tratada pela comunidade local por apresentar um afloramento rochoso que dá um desnível ao curso d´água e uma considerável beleza cênica ao local adensado pela Mata Atlântica - é um importante local voltado a conservação e recuperação ambiental; servindo como justificativa para a elaboração de um planejamento ambiental estratégico focado na criação de uma unidade de conservação - UC - reconhecida e classificada pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação - SNUC.
A visita de campo não pode ter continuidade devido a agenda do Secretário, mas certamente haverá outras oportunidades para as idéias serem transformadas em práticas e ações de conservação e proteção dos recursos naturais ainda existentes no município de Osasco.
Mais uma vez fica reforçado a idéia de criação do PARQUE NATURAL MUNICIPAL NASCENTES DO AÇUCARÁ.
Nenhum comentário:
Postar um comentário